top of page

Certidão Negativa de Naturalização - CNN

  • Foto do escritor: Mylene Costa
    Mylene Costa
  • 17 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

A Certidão Negativa de Naturalização – CNN é um documento importante no contexto do processo de reconhecimento da cidadania italiana e serve para comprovar que seu “dante causa” não se naturalizou.

Para entender um pouco mais sobre a sua importância, é necessário considerar alguns pontos:

1 – Transmissão da cidadania por sangue “iure sanguinis”: o reconhecimento da cidadania italiana ocorre, geralmente, através da linha de sangue, transmitida de pai para filho, sem limite de gerações. Se um dos ancestrais em sua linha de ascendência se naturalizou em outro país antes do nascimento de seus filhos, pode haver implicações na transmissão da cidadania.

Calma! Caso você verifique que seu ascendente italiano se naturalizou, verifique o ano em que isso ocorreu e analise se foi antes ou depois do nascimento do filho do qual você é descendente. Se foi antes, você não tem direito à cidadania italiana, mas se foi depois, pode seguir com seu projeto, você tem direito, pelo menos nesse requisito.

2 – Se você está iniciando agora o seu projeto de reconhecimento da cidadania, recomendo que assim que você identificar o nome de seu “dante causa”, emita a CNN. Poderá poupar gastos desnecessários ou te motivar, ainda mais, a seguir com seu objetivo, dependendo do resultado, claro.

3 – Entretanto, se você já avançou nas descobertas e está com todas as certidões de nascimento, casamento e óbito, verifique as diversas variações do nome e sobrenome do italiano, insira todas elas na pesquisa e emita uma nova Certidão Negativa de Naturalização. Evite surpresas desagradáveis.

4 – Aliás, você sabe como emitir essa Certidão? Segue o passo a passo:

Preencha todos os dados do requerente.


Em seguida, preencha os dados do requerido:




Eu considero o campo “Nome” do Requerido um dos mais importantes da Certidão.

Naquele sinal de mais, bem na frente do campo Nome, você deve clicar para inserir todas as variações de nome e sobrenome do(a) italiano(a), identificadas nos documentos de casamento, nascimento e morte dele(a) e de seus descendentes.

O campo “Nome do Pai” e “Nome da Mãe” ajudarão a restringir sua pesquisa e, do meu ponto de vista, também são muito importantes na identificação do Requerido.

Espero que sua pesquisa te traga boas notícias!

 

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Indícios

Onde eu parei, mesmo? Ah, lembrei! Quando eu fui trabalhar em uma multinacional italiana, por trinta dias, para substituir a secretária...

 
 
 
Pura emoção...

Neste artigo, vou te contar minha primeira aventura no exterior. Fui viajar para a Itália a trabalho, mas pude aproveitar bons momentos...

 
 
 
Primeira tentativa...

Se você leu meu artigo anterior, percebeu que o ambiente que me rodeava estava ligado à Itália. Meu primeiro curso superior, meu primeiro...

 
 
 

Comments


bottom of page